TORTA – Espaço para um Dedo de Prosa.

Bata na porta, a campainha não funciona.
Torta são as ideias que cabem dentro dessas paredes.
Mas entre, vamos trocar um dedo de prosa neste chão é Situação de Encontro.
Nesta mesa tem café. Não tem ruído, tudo são possibilidades.
A louça por lavar é produção cultural acumulada, pronta para se tornar projetos.
Põe seu dedo aqui, mas tranquila, que não vai fechar. Estamos prestes a abrir.

Inaugurada em Novembro de 2016, Torta é um lugar independente para cultura e arte contemporânea. A Torta abriga, além de seus agentes/residentes, uma diversa atividade por meio de colaborações e parcerias com Vizinhos, Artistas, Educadores, Produtores Culturais, Curadores, Propositores de Campinas e outros.

____________________________________________________________________________________________

EQUIPE:

photoAllan Yzumizawa

Graduado em Artes Visuais (bacharel) pela Unicamp (2017). É curador independente e produtor. Possui interesse nas áreas de arte/política, crítica e curadoria. Produziu exposições na Galeria do Instituto de Artes da Unicamp (GAIA) e no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), além de montar exposições em diversos museus e espaços expositivos. Atualmente faz parte da coordenação da Torta.

 

18643913_1341088152664918_1231586849_nPaula Monterrey

Artista Visual e Produtora Independente. Graduada em Artes Visuais pela Unicamp em 2016. Aluna visitante na Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valência (2015). Durante a graduação participa dos grupos de pesquisa ‘Propostas Artísticas Contemporâneas’ (2014) e ‘GEAP brasil – Grupo de Estudos sobre Arte Pública’ (2016). Realiza a produção do projeto educativo do Festival Estudantil do Instituto de Artes (2016), enquanto ministra classes em projeto cultural na Estação Cultura de Campinas e idealiza o auto-gestionado ATUALICENCIATURA: I Encontro Laboratório da Licenciatura em Artes Visuais no mesmo ano. Atualmente faz tortas e coordena o espaço para um dedo de prosa.

___________________________________________________________________________________________________

Colaboradoras e Colaboradores:

18643583_10154950189882599_1700783554_nCaio Gusmão Ferrer

Graduando em Geografia, trabalha e vive em Campinas, SP, Brasil. Vem trabalhando desde 2013 criando ações experimentais no espaço público. Também desenvolve eventos culturais e de práticas artísticas. Junto com o artista Fausto Gracia começou a marca de acessórios Loca Sí Soy arte&diseño, uma integração latino americana de cultura e estilo. Participou de festivais, mostras e exposições em Paraguai, Argentina, México, Chile, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Campinas. Atua na área de gestão e produção cultural no espaço ATAL 609, no Projeto Corredor Cultural Sudeste (parceria entre 17 Institutos Superiores de Educação) e na cidade de Campinas, além de colaborador no espaço TORTA.

unnamedFausto Gracia

Artista Visual e Performer. O seu trabalho centra-se na performance e explora a relação do corpo como uma ferramenta de expressão e comunicação com o contexto. Apresentou seu trabalho em centros de arte e espaços públicos do México, América Latina e Europa. Fez residências artísticas no Chile, Argentina, Brasil, Espanha e Irlanda. Trabalha como organizador e produtor cultural independente. Desde 2015, junto com o artista Caio Gusmão Ferrer, criaram a marca Loca Sí Soy arte&diseño que desenvolvem peças de roupas e acessórios não binários. Atua na área de gestão e produção cultural no espaço ATAL609. Atualmente mora e trabalha em Campinas.

unnamedRaquel M Galvão

Produtora cultural independente. Doutoranda em Teoria e História Literária pela Unicamp, mestre em Literatura e Diversidade Cultural/Estudos Literários pela UEFS, especialista em Gestão Pública pela UNEB e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFES. Seus temas de interesse em produção e pesquisa se dão nas áreas de literatura brasileira no século XX, poesia marginal, estudos culturais, economia criativa, mapeamentos e diagnósticos sócio-culturais, sistemas de linguagens e representações contemporâneas na arte. Atualmente compõe a rede de produção cultural e curadoria artística independente Ámbar Elétrico e o núcleo do movimento Nação Cultural de AlemBaía.

unnamedTiago Bassani
Artista Visual, Mestre em Artes Visuais (IA/Unicamp). Bacharel em Artes Visuais (Unicamp), possui especialização em Artes Visuais, Intermeios e Educação (Unicamp/2010). Compõe a Cia Binta como produtor desde 2007. Atuelmente desenvolve trabalhos em videoarte, performance, desenho e outros meios. Participa do grupo de pesquisa sobre Estudos Visuais e contribui com projetos e parcerias pelos quais realizou exposições individuais e coletivas em algumas instituições no Brasil, República Tcheca, Espanha e Portugal.
Anúncios